Nos últimos dias, rumores ganharam força nas redes sociais sugerindo que a Microsoft estaria trabalhando com a equipe do Xenia, um popular emulador de Xbox 360 para PC, para expandir os recursos de retrocompatibilidade no Xbox Series X|S. A especulação empolgou parte da comunidade, já que o Xenia é uma das ferramentas mais avançadas para preservar jogos do console lançado em 2005. Mas tudo não passou de boato.A expectativa surgiu após a publicação de uma vaga de emprego na Microsoft relacionada à preservação de jogos. Rapidamente, usuários começaram a especular que a empresa estaria buscando formas de melhorar seu suporte à retrocompatibilidade — talvez com ajuda externa. Foi aí que o nome do Xenia surgiu.
No entanto, Ben Vanik, fundador e desenvolvedor principal do Xenia, tratou de encerrar os rumores. Em uma resposta no Discord oficial do emulador, ele afirmou claramente:
“Ninguém da Microsoft falou conosco.”
Vanik ainda criticou o “circo” criado em torno do boato e reforçou que o Xenia é um projeto totalmente independente e de código aberto, que não tem qualquer vínculo com a Microsoft.
Isso não quer dizer que a Microsoft não está trabalhando com a retrocompatibilidade de jogos do Xbox Original, 360 e One para o PC. A vaga na Microsoft era real e Sarah Bond, presidente do Xbox, já afirmou em outras oportunidades que estão trabalhando em retrocompatibilidade. A última vez foi no anúncio do próximo console do Xbox, feito mais uma vez em parceria com a AMD – que também é parceira da Sony no Playstation.
Apesar do desmentido da parceria com os desenvolvedores do emulador, a movimentação serviu para reacender o debate sobre a importância da preservação de jogos e o papel das grandes empresas nesse processo. O próprio Phil Spencer, chefe da divisão de Gaming da Microsoft, já afirmou em diversas ocasiões que a retrocompatibilidade é uma das prioridades da marca. Ainda assim, o suporte a jogos antigos parece ter desacelerado nos últimos anos, especialmente após a onda inicial de relançamentos e títulos adicionados ao catálogo via emulação.
Vale lembrar que, embora a Microsoft tenha se destacado ao incluir centenas de jogos do Xbox original e do 360 no ecossistema moderno do Xbox One e Series X|S, muitos títulos ainda permanecem inacessíveis. E é justamente nesse vácuo que projetos como o Xenia ganham relevância — mesmo sem qualquer apoio oficial. E é justamente porque há a expectativa que o próximo console Xbox seja retrocompatível com as gerações anteriores da plataforma. Se não via hardware, como é a expectativa, ao menos via emulação.
Por enquanto, não há nenhum indício de que a Microsoft esteja buscando parcerias com desenvolvedores de emuladores, é fato que sabemos que eles estão trabalhando na emulação de jogos e na preservação de jogos da plataforma. Especialmente com os rumores que o próximo console Xbox será um PC, com abertura para outras lojas, como a Steam. Algo que o Xbox Rog Ally X já indica.
O interesse dos jogadores e as reações ao boato mostram que o tema segue vivo e relevante. A retrocompatibilidade, afinal, continua sendo uma ponte valiosa entre gerações — e uma forma concreta de manter viva a história dos videogames.