A estratégia da Rockstar de explorar seu catálogo se tornou um relógio previsível. O que era um rumor baseado em classificação indicativa pela manhã, tornou-se oficial à tarde: Red Dead Redemption (2010) será relançado. De novo.
Conforme anunciado hoje (13/11/2025), o clássico receberá versões nativas para PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch 2 (lançado em junho) no próximo mês, dezembro de 2025. Além disso, o jogo chegará ao Mobile (iOS e Android), disponível para assinantes da Netflix Games.
Este anúncio confirma a estratégia de “fatiamento” da empresa: o port controverso para PS4/Switch em 2023, a versão definitiva (4K/144Hz) para PC em 2024, e agora a versão nativa para os consoles atuais em 2025. Três anos fiscais, três lançamentos pagos do mesmo jogo.
Os detalhes do anúncio oficial
O novo pacote, que chega digitalmente em dezembro, inclui o jogo base e a expansão Undead Nightmare. A principal diferença desta versão é ser um aplicativo nativo para PS5 e Xbox Series, o que (espera-se) garante 60fps estáveis e melhorias técnicas alinhadas ao que foi visto no PC em 2024.
Isso corrige, dois anos depois, a crítica mais dura feita ao port de 2023 (feito pela Double Eleven): a ausência de performance aprimorada no PS5, apesar do preço cheio.
A maior novidade é a inclusão das plataformas mobile. A parceria com a Netflix segue a estratégia da Take-Two de levar seus grandes clássicos (como a trilogia GTA) para o serviço de assinatura, expandindo massivamente o alcance do jogo.
O legado e o preço da paciência
A Rockstar parece ter ouvido as críticas ao port de 2023, mas sua solução foi simplesmente esperar um ano e vender a versão melhorada separadamente.
O preço é o ponto mais sensível: US$ 49,99. A Rockstar está cobrando o preço cheio de 2023 por um jogo de 2010, pela terceira vez. Para os jogadores de PS4 que compraram o port no ano passado na esperança de um “upgrade”, o anúncio confirma que não haverá atualização gratuita; será necessário comprar o jogo novamente para ter a versão nativa de PS5.
Análise: a ironia de RDR2 no vácuo de GTA 6
A estratégia é comercialmente impecável. Com o adiamento de GTA 6 para o final de 2026, a Take-Two precisa preencher o calendário fiscal. Um relançamento “definitivo” de RDR1 para a base instalada de PS5/Series X/S e para o recém-lançado Switch 2 é a jogada óbvia.
A maior ironia, no entanto, é que enquanto o clássico de 2010 recebe seu terceiro banho de loja, o monumental Red Dead Redemption 2 (2018) – o quarto jogo mais vendido de todos os tempos – continua oficialmente preso a 30fps nos consoles da geração atual.
A Rockstar confirmou que RDR1 terá 60fps nativos no PS5 antes de RDR2. A jornada de John Marston está completa, mas a de Arthur Morgan, ao que parece, continua tecnicamente no passado.














