A Electronic Arts (EA) apresentou o seu relatório financeiro para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, o Q3 2025 (que termina em março de 2025), e os resultados trouxeram quedas tanto em receitas quanto em reservas líquidas. O principal motivo para isso foi o EA FC 25, que não atingiu os resultados esperados pela empresa.
Segundo o CEO Andrew Wilson, “Não foi o desempenho financeiro que nós queríamos ou esperávamos”, o que foi causado por um “desempenho abaixo do esperado” de EA Sports FC 25.
A EA anunciou previamente os seus resultados do Q3 em janeiro, antes da apresentação oficial a investidores, em que afirmou eu duas das suas franquias, EA Sports FC e Dragon Age, não atingiram as expectativas financeiras.
As ações da EA caíram mais de 16% no último mês, o que significou uma perda de US$ 6 bilhões em valor de mercado, depois de um comunicado pré-relatório financeiro.
O relatório mostra uma queda nas receitas da EA para 1.88 bilhão de dólares, 3% a menos em relação ao ano anterior. Além disso, a receita líquida foi de 293 milhões de dólares, 1% acima do ano passado. As reservas líquidas ficaram em 2,22 bilhões de dólares, 6% a menos que o ano passado.
EA FC 25 teve queda de jogadores
O EA FC 25 teve um “declínio de um dígito médio em relação ao ano anterior”, ou seja, o terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, o que resultou em vendas abaixo do esperado do FC 25.
Segundo Wilson, EA FC 25 começou com um lançamento de “alta qualidade e estável”, com pré-vendas, engajamento e monetização de jogadores, comparado ao ano anterior. Apesar do bom início, o jogo não conseguiu manter o ritmo.
Segundo o CEO, os dois principais fatores foram um baixo número de novos jogadores jogando a série pela primeira vez, e uma queda de engajamento no fim do trimestre, com jogadores perdendo interesse mais cedo que o habitual.
Segundo Wilson, mais jogadores do que o esperado continuaram a jogar o EA FC 24 em vez de mudar para o FC 25. Com isso, o crescimento foi menor do que o projetado pela empresa.
“Ainda que as vendas no começo tenham começado fortes, após o lançamento os grupos de aquisição esperaram mais no ciclo para entrar no novo título, já que muitos ficaram em edições anteriores”, afirmou o executivo.
“Os jogadores somados em nossas experiências ficaram estáveis em relação ao ano anterior. Essa mistura de mudança e aquisição mais lenta de jogadores são responsáveis por cerca de metade do desempenho abaixo do esperado do título. Um engajamento mais fraco foi responsável pelo restante”, explicou Wilson.
Por que os jogadores estavam insatisfeitos?
Afinal, por que EA FC 25 teve menos engajamento e menos pessoas optaram por sair do FC 24 para o FC 25? Segundo Wilson, os jogadores ficaram insatisfeitos com as mudanças no gameplay, ao ponto da empresa ter que agir e lançar uma grande atualização de gameplay em janeiro, que reformulou de forma significativa os principais sistemas de jogabilidade, como passes, chutes, defesa e goleiro.
“Estamos constantemente ajustando o jogo para gerar uma experiência mais competitiva e envolvente”, disse Wilson. “Este ano, depois de uma série de mudanças importantes no gameplay, começamos a ouvir mais feedback que o habitual sobre questões específicas de equilíbrio, de um dos grupos mais competitivos. Isso resultou em um engajamento mais baixo ao final do trimestre”.
“Reservamos um tempo para ouvir e validar o que estávamos ouvindo, e implementamos algumas mudanças significativas tanto na experiência de jogo quanto na progressão e recompensas correspondentes em uma grande atualização que foi ao ar para os jogadores no dia 16 de janeiro, pouco antes do lançamento do nosso evento de Time do Ano”, continuou.
“Essas ações foram um sucesso, já que vimos uma resposta forte à atualização do título e ao nosso evento, assim como indicadores positivos vindos da nossa comunidade em relação ao gameplay. Depois da atualização de gameplay e nosso popular evento de Time do Ano, reativamos mais de dois milhões de jogadores do Ultimate Team, com todos os grupos tendo tendências positivas”.
Segundo Wilson, a combinação de fatores de menos jogadores entrando no EA FC 25 e baixo engajamento foram cruciais para o jogo não atingir as metas estabelecidas. Se apenas um deles tivesse acontecido, segundo o executivo, o impacto seria significativamente menor. Como os dois aconteceram simultaneamente, a empresa precisou tomar medidas mais drásticas.
Ano ainda deve ser excelente para a franquia
Apesar dos problemas em relação às expectativas da própria EA, a franquia FC, ex-FIFA, ainda deve ter um ano bastante positivo, segundo o executivo da empresa.
Andrew Wilson afirma que o problema foi uma questão temporária, não estrutural, e que as ações tomadas pela empresa colocaram o jogo de volta nos trilhos. Mais do que isso: afirmou que o ano deve ser um dos melhores da história da franquia.
“Para colocar este ano em perspectiva, o ano fiscal de 2025 ainda é esperado que seja o segundo maior ano para a franquia”, afirmou o CEO da EA.
É esperar para ver.