A Ubisoft confirmou a conclusão do acordo estratégico com a Tencent em torno da Vantage Studios, nova subsidiária dedicada a Assassin’s Creed, Far Cry e Tom Clancy’s Rainbow Six. A gigante chinesa injeta €1,16 bilhão em caixa na operação em troca de 26,32% de participação econômica, mas a francesa mantém controle total sobre a nova empresa.
O negócio avalia a Vantage Studios em um valor de empresa pré-money de €3,8 bilhões, elevando o valor total da unidade para perto de €5 bilhões após o investimento. O acordo marca uma nova fase na reestruturação da Ubisoft e reforça a aliança entre a publisher e a Tencent, que já era acionista desde 2018 e parceira desde 2022.
O que exatamente foi fechado
Segundo o comunicado oficial publicado em 21 de novembro, a Ubisoft concluiu o investimento estratégico da Tencent na entidade Ubisoft Nova SAS, nome jurídico da Vantage Studios. O aporte é integralmente em dinheiro e será usado para reduzir a dívida líquida do grupo e financiar investimentos seletivos em outras frentes do catálogo.
Os principais pontos do acordo são:
- Avaliação e participação: a Vantage Studios é avaliada em €3,8 bilhões (valor de empresa pré-money). Em troca de €1,16 bilhão, a Tencent passa a deter 26,32% de participação econômica na subsidiária.
- Controle: a Ubisoft continua sendo a controladora exclusiva da Vantage Studios e consolida integralmente os resultados da unidade.
- Acordo de acionistas: a Tencent ganha direitos de proteção típicos de acionista minoritário (veto em certas decisões estruturais e em vendas de ativos relevantes), mas não pode vender sua participação por cinco anos, a menos que a Ubisoft deixe de ser acionista majoritária. A Ubisoft, por sua vez, se compromete a manter a maioria do capital e dos direitos de voto por pelo menos dois anos.
O contrato também prevê opções de compra e venda em caso de mudança de controle da Ubisoft: se houver uma venda da companhia aprovada pelo conselho, a Ubisoft pode recomprar a fatia da Tencent na Vantage. Se não exercer esse direito, a Tencent pode forçar a venda de sua participação pelo “valor justo de mercado”, com proteções de preço mínimo nos primeiros anos.
O que é a Vantage Studios
A Vantage Studios é a nova casa criativa de três das maiores franquias da Ubisoft: Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six. A subsidiária reúne equipes de seis estúdios já existentes — Montréal, Quebec, Sherbrooke e Saguenay (no Canadá), além de Barcelona (Espanha) e Sofia (Bulgária) — somando cerca de 2.300 funcionários.
A unidade está operacional desde 1º de outubro de 2025 e é liderada pelos co-CEOs Charlie Guillemot (filho do CEO Yves Guillemot) e Christophe Derennes, sob supervisão de um comitê consultivo. A missão declarada é transformar as três séries em “ecossistemas evergreen”: jogos com suporte contínuo, múltiplos formatos (premium, multiplayer, free-to-play) e lançamentos mais frequentes de conteúdo.
Do ponto de vista jurídico, a Vantage recebe da Ubisoft uma licença mundial, exclusiva, irrevogável e perpétua para explorar as propriedades intelectuais de Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six, mediante pagamento de royalties à empresa-mãe. As marcas continuam pertencendo à Ubisoft, mas a exploração comercial dos jogos dessas franquias passa a ser centralizada na nova subsidiária.
Linha do tempo: de 2022 até o fechamento do acordo
A aproximação entre Ubisoft e Tencent não começou com a Vantage Studios. Em 2022, a empresa chinesa já havia adquirido 49,9% de participação econômica (com 5% de direitos de voto) na Guillemot Brothers Limited, holding da família fundadora que controla cerca de 15% do capital da Ubisoft. O investimento, de aproximadamente €300 milhões, veio acompanhado de um pacto de acionistas para reforçar o bloco de controle em torno dos Guillemot.
Na prática, esse arranjo reduziu a probabilidade de uma oferta hostil de aquisição por parte de terceiros e consolidou a Tencent como parceira estratégica, mas ainda em posição minoritária, sem assentos no conselho da Ubisoft e com limites para ampliar sua participação direta na companhia.
Em março de 2025, a Ubisoft anunciou o plano de criar uma nova subsidiária para agrupar Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six, juntamente com o anúncio do acordo vinculante com a Tencent para um investimento de €1,16 bilhão — na época estimado em cerca de 25% da nova empresa, com expectativa de fechamento até o fim de 2025. As ações da Ubisoft chegaram a subir mais de 10% em Paris após a divulgação.
O fechamento anunciado agora confirma que todas as condições foram cumpridas: criação formal da subsidiária, avaliações de fairness por um especialista independente, aprovações regulatórias e assinatura do acordo definitivo de acionistas entre Ubisoft e Tencent.
O que muda para a Ubisoft a partir de agora
Do ponto de vista financeiro, o impacto imediato é de alívio no caixa: os €1,16 bilhão vão reduzir a alavancagem do grupo e dar fôlego para investir tanto nas três grandes franquias quanto em outras séries, como Ghost Recon, The Division e novas IPs que seguem sob controle direto da Ubisoft fora da Vantage Studios.
Na estrutura operacional, a criação da Vantage é o primeiro passo de um novo modelo baseado em “Creative Houses” — núcleos autônomos focados em famílias de marcas específicas. A expectativa da empresa é que essa organização aumente a responsabilidade das equipes, acelere decisões de desenvolvimento e marketing e permita um planejamento de longo prazo mais claro para cada franquia.
Para a Tencent, o acordo reforça a posição de parceira estratégica em algumas das marcas ocidentais mais fortes em games, com participação relevante em uma entidade avaliada em bilhões de euros, mas ainda sem controle nem acesso direto à Ubisoft como um todo. Para a Ubisoft, o movimento consolida a relação iniciada em 2018 (com a entrada da Tencent como acionista) e aprofundada em 2022, mantendo o comando nas mãos da família Guillemot e da gestão atual.
É um rearranjo societário bilionário que mira menos o curto prazo e mais a capacidade de manter Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six relevantes e financeiramente estáveis nos próximos anos — agora sob o guarda-chuva da Vantage Studios, com dinheiro da Tencent, mas ainda sob direção da Ubisoft.















