Próxima Fase
  • Notícias
  • Análises
  • Especiais
  • Listas
  • Sobre
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Análises
  • Especiais
  • Listas
  • Sobre
Sem resultado
Ver todos os resultados
Próxima Fase
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

Redação Próxima Fase Por Redação Próxima Fase
13 de novembro de 2025 às 14:55
em Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
0 0
0
Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

Horizon Steel Frontiers é um MMORPG (divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

A Guerrilla Games e a Sony confirmaram oficialmente o desenvolvimento de Horizon Steel Frontiers, um novo título massivo online (MMORPG) baseado no universo da franquia. O anúncio, feito durante a G-Star 2025 na Coreia do Sul, solidifica a estratégia da Sony de expandir suas principais propriedades intelectuais para além dos consoles.

Contudo, a notícia traz duas surpresas estratégicas: o jogo está sendo desenvolvido pela gigante coreana NCSoft e, mais chocante, será lançado exclusivamente para PC e plataformas mobile (Android e iOS), deixando o PlayStation de fora.

Postsrelacionados

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

Enquanto os fãs aguardam ansiosamente por uma sequência direta de Forbidden West, a Sony move suas peças para transformar Horizon em uma marca global multifacetada. A escolha da NCSoft não é um mero detalhe; é uma declaração de intenção sobre o tipo de jogo que Steel Frontiers será e o mercado que ele pretende dominar.

Os detalhes do novo MMORPG

Horizon Steel Frontiers está sendo posicionado como um “jogo como serviço” (GaaS) puro. A parceria com a NCSoft, uma das desenvolvedoras de MMO mais experientes do mundo, indica um foco em jogabilidade online persistente, atualizações constantes e, muito provavelmente, um modelo de microtransações.

Sega anuncia novo aumento de 10% nos salários no Japão a partir de 2026
Trending
Sega anuncia novo aumento de 10% nos salários no Japão a partir de 2026

O jogo se passará em uma região inédita chamada “Deathlands”, inspirada visualmente nos desertos e cânions do Arizona e Novo México, nos Estados Unidos. O primeiro trailer sugere que o núcleo da jogabilidade permanecerá fiel à franquia: a caça cooperativa de máquinas colossais. A diferença é que, em vez de uma jornada solitária, os jogadores dividirão esse mundo com milhares de outros caçadores.

A decisão de lançar para PC e mobile é um movimento calculado. A NCSoft domina esses mercados, especialmente na Ásia, onde o formato MMORPG tem uma audiência cativa que movimenta bilhões. Ao não lançar no PlayStation 5, a Sony evita canibalizar seu próprio público e, mais importante, não limita o potencial de mercado do jogo a um ecossistema fechado.

A NCSoft e o legado dos MMORPGs coreanos

Para entender Steel Frontiers, é preciso entender quem é a NCSoft. Fundada em 1997, a empresa sul-coreana é realeza no gênero MMO. Ela foi responsável por Lineage (1998), um dos títulos fundadores que definiu o mercado de jogos online na Ásia e estabeleceu o modelo de “grind” e economia virtual que conhecemos hoje.

Seu portfólio inclui outros gigantes do gênero, como Guild Wars (desenvolvido por sua subsidiária ArenaNet), Aion e Blade & Soul. A NCSoft é especialista em criar mundos vastos, sistemas de combate complexos para múltiplos jogadores e, crucialmente, modelos de negócio que mantêm os jogos lucrativos por décadas.

A escolha da Guerrilla por esta parceira sinaliza que Steel Frontiers não será um “modo online” simples, mas um MMORPG denso, construído sobre as fundações estabelecidas pelos mestres coreanos do gênero.

A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
Trending
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware

A fragmentação de Horizon e o futuro da franquia

A franquia Horizon é um pilar para a Sony. Com mais de 38 milhões de unidades vendidas globalmente, somando Zero Dawn (PS4/PC), Forbidden West (PS4/PS5/PC) e o spin-off de VR Call of the Mountain, a marca provou ser um sucesso comercial absoluto. A expansão era inevitável.

O que vemos agora é uma estratégia de fragmentação inteligente. Horizon não é mais apenas a jornada de Aloy; é um universo de propriedade intelectual. A Sony está dividindo a marca para atender a múltiplos públicos simultaneamente:

  1. O Público Principal (Console): Os fãs de PlayStation que se apaixonaram pela narrativa single-player ainda aguardam o terceiro jogo principal da saga de Aloy. Este jogo, o eventual Horizon 3, continua sendo uma prioridade interna da Guerrilla Games e será o carro-chefe da marca no PS5 (e futuro PS6).
  2. O Público de GaaS (Console): Relatos da indústria confirmam que, além do MMO da NCSoft, a própria Guerrilla Games está trabalhando ativamente em seu próprio jogo multiplayer de Horizon. Este projeto, que deve ser o próximo grande lançamento do estúdio antes de Horizon 3, provavelmente será um jogo de ação cooperativa mais contido, nos moldes de Monster Hunter, e este sim, focado no ecossistema PlayStation.
  3. O Público de MMO (PC/Mobile): Horizon Steel Frontiers é a aposta para o mercado de massa global. Ao entregá-lo à NCSoft, a Sony mira o público que não possui um PlayStation, mas investe tempo e dinheiro em jogos como serviço no PC e em celulares.

A ausência de Steel Frontiers no PlayStation não é um desprezo aos fãs do console, mas uma decisão de negócio que reconhece que o público de MMO coreano e o público de console da Sony não são, necessariamente, os mesmos. A Sony está usando sua valiosa franquia para pescar em águas diferentes, com iscas diferentes, garantindo que o nome Horizon gere receita em todas as frentes, enquanto protege sua joia da coroa – a saga principal de Aloy – para seus jogadores mais fiéis.

Red Dead Redemption 1 chega (de novo) ao PS5, Switch 2 e agora Mobile em dezembro
Trending
Red Dead Redemption 1 chega (de novo) ao PS5, Switch 2 e agora Mobile em dezembro

Confira o trailer do jogo abaixo:

Tags: DestaquesGuerillaHorizon Steel FrontiersMobilePCPlaystation
CompartilheTweet

Não perca nada sobre o mundo dos games: receba atualizações do site!

Cancelar inscrição
Redação Próxima Fase

Redação Próxima Fase

Perfil institucional da equipe do Próxima Fase. Dedicado à cobertura jornalística da indústria de games, documentando a evolução de consoles, personagens e franquias. Aqui publicamos notícias, reportagens colaborativas e análises que conectam o passado e o presente dos jogos eletrônicos.

Relacionada Posts

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming
Notícias

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

24 de novembro de 2025
Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)
Notícias

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

23 de novembro de 2025
Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios
Notícias

Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

21 de novembro de 2025
Red Dead Redemption 1 chega (de novo) ao PS5, Switch 2 e agora Mobile em dezembro
Notícias

Red Dead Redemption 1 chega (de novo) ao PS5, Switch 2 e agora Mobile em dezembro

13 de novembro de 2025
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
Notícias

A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware

12 de novembro de 2025
O segredo do Playstation 2: a história da versão perfeita de Sega Rally que o ocidente nunca jogou
Especiais

O segredo do Playstation 2: a história da versão perfeita de Sega Rally que o ocidente nunca jogou

5 de novembro de 2025

ÚLTIMOS POSTS

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

24 de novembro de 2025
Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

23 de novembro de 2025
Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

21 de novembro de 2025

MAIS LIDAS

Como comprar o Football Manager 26 no Brasil: o guia definitivo

Como comprar o Football Manager 26 no Brasil: o guia definitivo

20 de novembro de 2025
Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

24 de novembro de 2025
Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

23 de novembro de 2025
Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

21 de novembro de 2025
​O sinal de alerta da Ubisoft: adiamento de balanço e suspensão de ações indicam que algo grande está por vir

​O sinal de alerta da Ubisoft: adiamento de balanço e suspensão de ações indicam que algo grande está por vir

16 de novembro de 2025
Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

13 de novembro de 2025
Tocando agora

Como a Konami ESCONDEU um jogo de futebol de Nintendo 64 no PS2

Como a Konami ESCONDEU um jogo de futebol de Nintendo 64 no PS2

00:12:30

Como comprar FOOTBALL MANAGER 26 no BRASIL?

00:17:34

A versão PERFEITA de SEGA Rally estava ESCONDIDA!

00:00:23

A versão definitiva de Sega Rally que você não sabia que estava no PS2

00:11:42

A EA colocou um TESOURO RETRÔ no FIFA 06 de PS2

00:09:57

A Revolução de Gran Turismo: Mais que um Jogo de Corrida #shorts

00:00:52

A história do Dreamcast - O console que estava à frente do seu tempo

00:36:43

Como Gran Turismo REVOLUCIONOU os jogos de corrida

00:22:16

FIFA 95: O Mistério do EXCLUSIVO do Mega Drive!

00:09:43

O que realmente faz um jogo ser RETRÔ? Vamos desvendar essa nostalgia!

00:08:53

O CLÁSSICO perdido: A versão DESCONHECIDA de International Superstar Soccer Deluxe

00:13:51

Como o Nintendo 64 definiu a Nintendo que conhecemos hoje

00:37:08

AO VIVO: DESCOBRINDO FORZA HORIZON 5 NO PS5!

03:35:05

NINTENDO TREEHOUSE DIA 1 AO VIVO!

03:37:46

ANÚNCIO DO NINTENDO SWITCH 2 AO VIVO!

01:30:06

Início de gameplay Assassin's Creed Shadows AO VIVO!

02:50:51

Como o desenho Pole Position surgiu (e acabou) por causa dos games

00:21:23

O que faz de Chrono Trigger um clássico atemporal após 30 anos

00:21:30

A história do FM Towns Marty: Como o primeiro console de 32 bits da história fracassou

00:18:17

State of Play AO VIVO! 12 de fevereiro de 2025

01:24:00

EA admite o que todos já sabiam: FC 25 foi um FRACASSO!

00:12:18

Por que Football Manager 2025 foi CANCELADO?

00:15:00

Switch alcança marca HISTÓRICA e preocupações para a Nintendo

00:12:11

QUEM DIRIA: FORZA HORIZON 5 AGORA NO PLAYSTATION!

00:14:10

Assassin's Creed Shadows é a última chance da Ubisoft

00:08:32

1 ano de Próxima Fase!

00:07:11

O que esperar do Nintendo Switch 2!

00:12:11

UNBOXING PLAYSTATION 5 30TH ANNIVERSARY!

00:06:43

A revolução do futebol virtual: O primeiro Winning Eleven

00:13:30

PlayStation 1: Como a Sony transformou traição em sucesso

00:54:19

Como o Super Nintendo brilhou na Era de Ouro dos games

00:41:15

Como jogar consoles retrô em TVs modernas com o GBS Control

00:08:38

Polígonos em alta velocidade: Gameplay de Formula Retro Racing!

00:28:49

Um novo Virtua Racing? Gameplay de Super Retro GP!

00:18:26

A história de Virtua Racing: como a Sega criou uma lenda

00:19:03

Como comprar Football Manager 25 no Brasil?

00:21:53

Rumores sobre PS6 e Nintendo vs. Palworld

00:29:04

O remaster de Horizon Zero Dawn: necessário ou só um capricho?

00:07:53

O preço do PS5 é absurdo e isso nem é o pior...

00:28:27

A história do Game Boy: Quando a Nintendo revolucionou os portáteis

00:29:54

Fracasso e sucesso no Playstation, Xbox recebe coletânea da Capcom e mais!

00:25:08

O que aconteceu com a Konami?

00:15:23

Xbox no PS5, sucesso de Black Myth: Wukong e novo console Atari

00:26:22

BLACK MYTH: WUKONG — INÍCIO DE GAMEPLAY!

01:06:45

Back to the Dawn mistura Prison Break em RPG e visual retrô

00:16:55

Pôsteres, placas e até console: itens que comprei na Retrocon 2024!

00:16:21

Minha experiência na Retrocon 2024!

00:14:20

A história de Double Dragon, o pai da briga de rua

00:19:13

O primeiro FIFA! Gameplay FIFA 94 (FIFA International Soccer, Mega Drive/Genesis)

01:38:37

A história do Mega Drive: o auge da guerra dos consoles

00:31:35

5 jogos clássicos de corrida que deveriam ser relançados

00:19:07

Por que Forza Horizon 4 será excluído das lojas e como manter o jogo na sua biblioteca

00:14:09

Por que Marvel vs. Capcom Fighting Collection ficou fora do Xbox?

00:08:59

Os jogos indie podem salvar a indústria de games?

00:10:04

A história do Neo Geo: o poderoso e caríssimo console da SNK

00:16:54

UFL é bom? Vale a pena? Impressões do beta!

00:11:21

Por que o Brasileirão e os jogadores não são licenciados no EA FC?

00:14:16

PC Engine: o videogame que venceu o Mega Drive no Japão

00:14:32

Call of Duty no Game Pass é TUDO OU NADA pro Xbox

00:11:04

Qual é a estratégia da Sony para PC

00:16:04

Nintendo Switch vai ultrapassar o PS2 e ser o mais vendido da história?

00:08:55

O queridinho do Brasil: A história do Master System

00:17:51

FIFA 2K: será que a EA finalmente terá concorrência?

00:08:59

A história dos clones brasileiros do Nintendinho

00:15:54

Por que a indústria dos games está em apuros?

00:11:29

A história de Fallout: como surgiu a lendária franquia dos games

00:15:55

A história do NES: como o Nintendinho se tornou um sucesso

00:23:43

Do auge ao crash: Como o Atari 2600 criou a indústria do videogame

00:22:29

10 jogos clássicos de futebol para se divertir

00:21:37

A história do Saturn: os erros fatais que DERRUBARAM a Sega

00:30:26

Como uma revista de carros ajudou The Need For Speed a ser o primeiro simulador de corridas

00:11:53

Atari em 1995: Previsões furadas sobre os concorrentes

00:00:50

A história do Jaguar: o fracasso que enterrou a Atari nos videogames

00:20:03

Como o Xbox quer aumentar suas receitas

00:00:50

Ser Multiplataforma: A Estratégia da Microsoft para Fortalecer o Game Pass

00:00:42

Contra-ataque do Xbox é de olho no futuro

00:07:00

Sega vs Microsoft: A Diferença Entre Duas Histórias de Sobrevivência

00:00:55

Xbox multiplataforma: loucura ou golpe de mestre?

00:16:52

A incrível história do console 3DO: O Legado no Xbox

00:00:31

3DO QUASE FOI DA SONY

00:00:38

Como o 3DO foi de uma ideia inovadora a aniquilado pela concorrência

00:18:28

lançamento da quarta temporada de eFootball #eFootballCarnaval

00:00:52

Por que a Trilogia Survivor é o que há de melhor em Tomb Raider

00:14:22

O Xbox ABANDONOU o Brasil?

00:11:00

Como o primeiro FIFA mudou os videogames para sempre

00:09:04

História, curiosidades e análises dos games: descubra o Próxima Fase!

00:00:36
Próxima Fase

© 2025 Meiocampo - todos os direitos reservados.

Navegue pelo site

  • Sobre
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Termos de uso

Nos siga

Bem-vindo de volta!

Faça login para sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Entre com seu usuário ou e-mail para resetar sua senha

Log In

Adicionar nova playlista

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Análises
  • Especiais
  • Listas
  • Sobre

© 2025 Meiocampo - todos os direitos reservados.

Este site usa cookis. Ao continuar a usar este site, você dá consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade.
Tem certeza que quer desbloquear este post?
Desbloqueios restantes : 0
Tem certeza que quer cancelar a assinatura?
-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00