A Guerrilla Games e a Sony confirmaram oficialmente o desenvolvimento de Horizon Steel Frontiers, um novo título massivo online (MMORPG) baseado no universo da franquia. O anúncio, feito durante a G-Star 2025 na Coreia do Sul, solidifica a estratégia da Sony de expandir suas principais propriedades intelectuais para além dos consoles.
Contudo, a notícia traz duas surpresas estratégicas: o jogo está sendo desenvolvido pela gigante coreana NCSoft e, mais chocante, será lançado exclusivamente para PC e plataformas mobile (Android e iOS), deixando o PlayStation de fora.
Enquanto os fãs aguardam ansiosamente por uma sequência direta de Forbidden West, a Sony move suas peças para transformar Horizon em uma marca global multifacetada. A escolha da NCSoft não é um mero detalhe; é uma declaração de intenção sobre o tipo de jogo que Steel Frontiers será e o mercado que ele pretende dominar.
Os detalhes do novo MMORPG
Horizon Steel Frontiers está sendo posicionado como um “jogo como serviço” (GaaS) puro. A parceria com a NCSoft, uma das desenvolvedoras de MMO mais experientes do mundo, indica um foco em jogabilidade online persistente, atualizações constantes e, muito provavelmente, um modelo de microtransações.
O jogo se passará em uma região inédita chamada “Deathlands”, inspirada visualmente nos desertos e cânions do Arizona e Novo México, nos Estados Unidos. O primeiro trailer sugere que o núcleo da jogabilidade permanecerá fiel à franquia: a caça cooperativa de máquinas colossais. A diferença é que, em vez de uma jornada solitária, os jogadores dividirão esse mundo com milhares de outros caçadores.
A decisão de lançar para PC e mobile é um movimento calculado. A NCSoft domina esses mercados, especialmente na Ásia, onde o formato MMORPG tem uma audiência cativa que movimenta bilhões. Ao não lançar no PlayStation 5, a Sony evita canibalizar seu próprio público e, mais importante, não limita o potencial de mercado do jogo a um ecossistema fechado.
A NCSoft e o legado dos MMORPGs coreanos
Para entender Steel Frontiers, é preciso entender quem é a NCSoft. Fundada em 1997, a empresa sul-coreana é realeza no gênero MMO. Ela foi responsável por Lineage (1998), um dos títulos fundadores que definiu o mercado de jogos online na Ásia e estabeleceu o modelo de “grind” e economia virtual que conhecemos hoje.
Seu portfólio inclui outros gigantes do gênero, como Guild Wars (desenvolvido por sua subsidiária ArenaNet), Aion e Blade & Soul. A NCSoft é especialista em criar mundos vastos, sistemas de combate complexos para múltiplos jogadores e, crucialmente, modelos de negócio que mantêm os jogos lucrativos por décadas.
A escolha da Guerrilla por esta parceira sinaliza que Steel Frontiers não será um “modo online” simples, mas um MMORPG denso, construído sobre as fundações estabelecidas pelos mestres coreanos do gênero.
A fragmentação de Horizon e o futuro da franquia
A franquia Horizon é um pilar para a Sony. Com mais de 38 milhões de unidades vendidas globalmente, somando Zero Dawn (PS4/PC), Forbidden West (PS4/PS5/PC) e o spin-off de VR Call of the Mountain, a marca provou ser um sucesso comercial absoluto. A expansão era inevitável.
O que vemos agora é uma estratégia de fragmentação inteligente. Horizon não é mais apenas a jornada de Aloy; é um universo de propriedade intelectual. A Sony está dividindo a marca para atender a múltiplos públicos simultaneamente:
- O Público Principal (Console): Os fãs de PlayStation que se apaixonaram pela narrativa single-player ainda aguardam o terceiro jogo principal da saga de Aloy. Este jogo, o eventual Horizon 3, continua sendo uma prioridade interna da Guerrilla Games e será o carro-chefe da marca no PS5 (e futuro PS6).
- O Público de GaaS (Console): Relatos da indústria confirmam que, além do MMO da NCSoft, a própria Guerrilla Games está trabalhando ativamente em seu próprio jogo multiplayer de Horizon. Este projeto, que deve ser o próximo grande lançamento do estúdio antes de Horizon 3, provavelmente será um jogo de ação cooperativa mais contido, nos moldes de Monster Hunter, e este sim, focado no ecossistema PlayStation.
- O Público de MMO (PC/Mobile): Horizon Steel Frontiers é a aposta para o mercado de massa global. Ao entregá-lo à NCSoft, a Sony mira o público que não possui um PlayStation, mas investe tempo e dinheiro em jogos como serviço no PC e em celulares.
A ausência de Steel Frontiers no PlayStation não é um desprezo aos fãs do console, mas uma decisão de negócio que reconhece que o público de MMO coreano e o público de console da Sony não são, necessariamente, os mesmos. A Sony está usando sua valiosa franquia para pescar em águas diferentes, com iscas diferentes, garantindo que o nome Horizon gere receita em todas as frentes, enquanto protege sua joia da coroa – a saga principal de Aloy – para seus jogadores mais fiéis.
Confira o trailer do jogo abaixo:















