Próxima Fase
  • Notícias
  • Análises
  • Especiais
  • Listas
  • Sobre
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Análises
  • Especiais
  • Listas
  • Sobre
Sem resultado
Ver todos os resultados
Próxima Fase
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware

Com um console 6x mais potente que o Deck, um controle que corrige o erro do original e um headset que roda até jogos de PC 2D, a Valve aposta tudo no ecossistema Proton para vencer na sala de estar

Felipe Lobo Por Felipe Lobo
12 de novembro de 2025 às 16:19
em Notícias
Tempo de leitura: 6 minutos
0 0
0
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
A redenção do Steam Machine: Valve usa lições do Steam Deck para nova linha de hardware
Share on FacebookShare on Twitter

A Valve acaba de confirmar o que parecia impossível há alguns anos: ela está voltando, e com força total, para a briga pelo hardware da sala de estar. Em um anúncio coordenado neste dia 12 de novembro, a empresa revelou não um, mas três novos produtos: um novo Steam Machine, um Steam Controller redesenhado e o muito aguardado headset de realidade virtual (RV) Steam Frame. Todos estão programados para um lançamento no início de 2026.

Para quem acompanha o mercado, este anúncio não é um simples lançamento de produto. É um ato de redenção. É a segunda tentativa da Valve de conquistar a televisão, um campo de batalha onde ela falhou de forma retumbante há quase uma década. Desta vez, porém, a empresa não está vindo a público com promessas vagas; ela está armada com sua maior conquista e a prova de que seu conceito funciona: o sucesso absoluto do Steam Deck.

Postsrelacionados

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

Sega anuncia novo aumento de 10% nos salários no Japão a partir de 2026
Trending
Sega anuncia novo aumento de 10% nos salários no Japão a partir de 2026

Os detalhes: o novo ecossistema SteamOS

A Valve não está apenas lançando um console; ela está lançando um ecossistema completo baseado no SteamOS, mirando em todas as frentes do jogador de PC.

1. O Steam Machine (nova geração): Sim, o nome está de volta. A Valve está ressuscitando o conceito do “PC-console”, mas agora fabricado pela própria empresa. As especificações são concretas: o console mira em 4K (com upscaling) a 60fps, impulsionado por uma arquitetura AMD (CPU Zen 5 e uma GPU RDNA 5 discreta) e 32GB de RAM LPDDR6. A Valve afirma que o desempenho gráfico será mais de 6x superior ao do Steam Deck. Este é o ataque direto da Valve à sala de estar.

2. O Steam Controller (Versão 2): A Valve ouviu as críticas. O maior erro de design do controle original — e o que alienou milhões de jogadores de console — foi corrigido. O novo Steam Controller terá dois bastões analógicos. Ele mantém o que o Steam Deck popularizou: os dois trackpads táteis (agora posicionados abaixo dos analógicos) e controles de giroscópio. Crucialmente, os analógicos usarão tecnologia TMR (Tunnel Magnetoresistance), prometendo o fim do problema de drift.

3. O Steam Frame (O “PC Vestível”): Este é, talvez, o produto mais inovador do trio. Conhecido anteriormente pelo codinome “Deckard”, o Steam Frame é um headset de RV standalone (autônomo), que não exige um PC para funcionar. Ele usará telas Micro-OLED (2.5K por olho) a 120Hz, com lentes pancake e renderização foveated (que rastreia o olhar).

Mas o pulo do gato, e a maior conexão com o Steam Deck, é esta: o Steam Frame também rodará jogos 2D (não-RV). Ele não é apenas um concorrente do Meta Quest (que usa arquitetura ARM e não roda jogos de PC nativamente); ele é um PC vestível, um “monitor privado” gigante onde você pode jogar toda a sua biblioteca Steam. Ele usará o mesmo SteamOS e, crucialmente, a mesma tecnologia Proton do Steam Deck.

Red Dead Redemption 1 chega (de novo) ao PS5, Switch 2 e agora Mobile em dezembro
Trending
Red Dead Redemption 1 chega (de novo) ao PS5, Switch 2 e agora Mobile em dezembro

Por que o primeiro Steam Machine foi um fracasso?

O Steam Machine de 2015

Para entender a importância deste anúncio, precisamos revisitar o legado do desastre que foi a primeira iniciativa Steam Machine em 2015. O fracasso foi monumental e se baseou em três pecados capitais:

  1. O Problema do SteamOS: A primeira versão do SteamOS era apenas Linux. Na época, a compatibilidade de jogos era quase nula. A vasta maioria da biblioteca Steam era feita para Windows, e a promessa de que os desenvolvedores iriam portar seus jogos para Linux nunca se concretizou. O resultado foi um console que não rodava os jogos que as pessoas queriam jogar.
  2. Hardware Fragmentado: A Valve não fabricou os consoles (exceto por 300 protótipos). Ela licenciou o nome para dezenas de parceiros (Dell/Alienware, Zotac, etc.). Isso criou um cenário confuso, com máquinas de especificações e preços totalmente diferentes, quebrando a simplicidade de um console. Eram, no fim, PCs caros e limitados. Esse modelo de licenciamento já tinha sido um problema na história dos games em outros consoles, como o 3DO, da 3DO Company.
  3. O Controle Experimental: O Steam Controller original foi uma aposta arrogante. Ao remover o bastão analógico direito em favor de um segundo trackpad, a Valve criou um controle que, embora inovador para certos gêneros, era inútil ou frustrante para a maioria dos jogos de ação em terceira pessoa ou shooters, alienando o público que ela mais precisava converter.

Como o Steam Deck tornou esta redenção possível

Steam Deck, lançado em 2022 (divulgação)

O anúncio de 2025 só é possível porque o Steam Deck, lançado em 2022, foi, na prática, o verdadeiro “Steam Machine 2.0” — e ele foi um sucesso estrondoso.

Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5
Trending
Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

O Deck foi o cavalo de Troia da Valve. Ele resolveu o problema fundamental que matou a primeira geração de máquinas: a camada de compatibilidade Proton. O Proton é o “molho mágico” que permite que jogos feitos para Windows rodem de forma eficiente e (na maioria das vezes) impecável no SteamOS (Linux).

Com o sucesso do Deck, a Valve provou três teses de negócio que eram essenciais para esta nova tentativa:

  1. O SteamOS + Proton é Viável: A compatibilidade de jogos deixou de ser um problema. A biblioteca do Steam Deck é vasta e funcional.
  2. Hardware Próprio é Essencial: A Valve aprendeu que precisava fabricar seu próprio hardware (como fez com o Deck) para controlar o preço, a qualidade e a experiência do usuário. O novo Steam Machine será um produto singular da Valve, não um selo em caixas de terceiros.
  3. O Layout Híbrido Funciona: O Steam Deck provou que o layout que combina analógicos tradicionais e trackpads é o melhor dos dois mundos. O novo Steam Controller é a prova viva dessa lição.

O que estamos vendo não é a Valve tentando algo novo. É a Valve pegando a fórmula vencedora e refinada do Steam Deck e, finalmente, aplicando-a de volta aos seus objetivos originais. O Steam Machine é o “Deck da TV”. O Steam Frame é o “Deck de Rosto”. E o novo Controller é a interface que une todos eles.

O momento do mercado também é completamente diferente de 2015. O próprio PC gaming mudou. A Microsoft se prepara para lançar seu próximo console usando um conceito muito similar ao do Steam Machine: um “PC consolizado”. A Sony, por sua vez, trabalha cada vez mais próxima da AMD para garantir que seus exclusivos de PlayStation sejam facilmente portados para PC.

Ao contrário de 2015, onde a Valve remava sozinha contra ecossistemas fechados, em 2026 ela parece estar liderando uma tendência para a qual toda a indústria está convergindo. A Valve levou uma década, mas parece ter encontrado, finalmente, o caminho para a sala de estar.

Fonte: Valve
Tags: DestaquesPCSteamSteam ControllerSteam DeckSteam FrameSteam MachineValve
CompartilheTweet

Não perca nada sobre o mundo dos games: receba atualizações do site!

Cancelar inscrição
Felipe Lobo

Felipe Lobo

Criador de conteúdo, jornalista, apaixonado por games e futebol. Gosta de contar histórias e valoriza a história do videogame. Entusiasta retrogamer e que gosta de um jogo de ação e RPG, mas não dispensa um jogo de corrida, futebol e estratégia desde Sim City.

Relacionada Posts

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming
Notícias

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

24 de novembro de 2025
Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)
Notícias

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

23 de novembro de 2025
Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios
Notícias

Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

21 de novembro de 2025
Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5
Notícias

Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

13 de novembro de 2025
O segredo do Playstation 2: a história da versão perfeita de Sega Rally que o ocidente nunca jogou
Especiais

O segredo do Playstation 2: a história da versão perfeita de Sega Rally que o ocidente nunca jogou

5 de novembro de 2025
Como o Dreamcast fracassou mesmo sendo a obra-prima da Sega
Especiais

Como o Dreamcast fracassou mesmo sendo a obra-prima da Sega

8 de outubro de 2025

ÚLTIMOS POSTS

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

24 de novembro de 2025
Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

23 de novembro de 2025
Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

21 de novembro de 2025

MAIS LIDAS

Como comprar o Football Manager 26 no Brasil: o guia definitivo

Como comprar o Football Manager 26 no Brasil: o guia definitivo

20 de novembro de 2025
Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

Remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag deve sair até março de 2026, diz Insider Gaming

24 de novembro de 2025
Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

Corrida da IA por memória pode encarecer o Xbox Series (de novo)

23 de novembro de 2025
Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

Ubisoft conclui acordo de € 1,16 bilhão com a Tencent em torno da Vantage Studios

21 de novembro de 2025
​O sinal de alerta da Ubisoft: adiamento de balanço e suspensão de ações indicam que algo grande está por vir

​O sinal de alerta da Ubisoft: adiamento de balanço e suspensão de ações indicam que algo grande está por vir

16 de novembro de 2025
Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

Horizon Steel Frontiers: por que o novo MMO da Sony para PC e mobile ignora o PS5

13 de novembro de 2025
Tocando agora

Como a Konami ESCONDEU um jogo de futebol de Nintendo 64 no PS2

Como a Konami ESCONDEU um jogo de futebol de Nintendo 64 no PS2

00:12:30

Como comprar FOOTBALL MANAGER 26 no BRASIL?

00:17:34

A versão PERFEITA de SEGA Rally estava ESCONDIDA!

00:00:23

A versão definitiva de Sega Rally que você não sabia que estava no PS2

00:11:42

A EA colocou um TESOURO RETRÔ no FIFA 06 de PS2

00:09:57

A Revolução de Gran Turismo: Mais que um Jogo de Corrida #shorts

00:00:52

A história do Dreamcast - O console que estava à frente do seu tempo

00:36:43

Como Gran Turismo REVOLUCIONOU os jogos de corrida

00:22:16

FIFA 95: O Mistério do EXCLUSIVO do Mega Drive!

00:09:43

O que realmente faz um jogo ser RETRÔ? Vamos desvendar essa nostalgia!

00:08:53

O CLÁSSICO perdido: A versão DESCONHECIDA de International Superstar Soccer Deluxe

00:13:51

Como o Nintendo 64 definiu a Nintendo que conhecemos hoje

00:37:08

AO VIVO: DESCOBRINDO FORZA HORIZON 5 NO PS5!

03:35:05

NINTENDO TREEHOUSE DIA 1 AO VIVO!

03:37:46

ANÚNCIO DO NINTENDO SWITCH 2 AO VIVO!

01:30:06

Início de gameplay Assassin's Creed Shadows AO VIVO!

02:50:51

Como o desenho Pole Position surgiu (e acabou) por causa dos games

00:21:23

O que faz de Chrono Trigger um clássico atemporal após 30 anos

00:21:30

A história do FM Towns Marty: Como o primeiro console de 32 bits da história fracassou

00:18:17

State of Play AO VIVO! 12 de fevereiro de 2025

01:24:00

EA admite o que todos já sabiam: FC 25 foi um FRACASSO!

00:12:18

Por que Football Manager 2025 foi CANCELADO?

00:15:00

Switch alcança marca HISTÓRICA e preocupações para a Nintendo

00:12:11

QUEM DIRIA: FORZA HORIZON 5 AGORA NO PLAYSTATION!

00:14:10

Assassin's Creed Shadows é a última chance da Ubisoft

00:08:32

1 ano de Próxima Fase!

00:07:11

O que esperar do Nintendo Switch 2!

00:12:11

UNBOXING PLAYSTATION 5 30TH ANNIVERSARY!

00:06:43

A revolução do futebol virtual: O primeiro Winning Eleven

00:13:30

PlayStation 1: Como a Sony transformou traição em sucesso

00:54:19

Como o Super Nintendo brilhou na Era de Ouro dos games

00:41:15

Como jogar consoles retrô em TVs modernas com o GBS Control

00:08:38

Polígonos em alta velocidade: Gameplay de Formula Retro Racing!

00:28:49

Um novo Virtua Racing? Gameplay de Super Retro GP!

00:18:26

A história de Virtua Racing: como a Sega criou uma lenda

00:19:03

Como comprar Football Manager 25 no Brasil?

00:21:53

Rumores sobre PS6 e Nintendo vs. Palworld

00:29:04

O remaster de Horizon Zero Dawn: necessário ou só um capricho?

00:07:53

O preço do PS5 é absurdo e isso nem é o pior...

00:28:27

A história do Game Boy: Quando a Nintendo revolucionou os portáteis

00:29:54

Fracasso e sucesso no Playstation, Xbox recebe coletânea da Capcom e mais!

00:25:08

O que aconteceu com a Konami?

00:15:23

Xbox no PS5, sucesso de Black Myth: Wukong e novo console Atari

00:26:22

BLACK MYTH: WUKONG — INÍCIO DE GAMEPLAY!

01:06:45

Back to the Dawn mistura Prison Break em RPG e visual retrô

00:16:55

Pôsteres, placas e até console: itens que comprei na Retrocon 2024!

00:16:21

Minha experiência na Retrocon 2024!

00:14:20

A história de Double Dragon, o pai da briga de rua

00:19:13

O primeiro FIFA! Gameplay FIFA 94 (FIFA International Soccer, Mega Drive/Genesis)

01:38:37

A história do Mega Drive: o auge da guerra dos consoles

00:31:35

5 jogos clássicos de corrida que deveriam ser relançados

00:19:07

Por que Forza Horizon 4 será excluído das lojas e como manter o jogo na sua biblioteca

00:14:09

Por que Marvel vs. Capcom Fighting Collection ficou fora do Xbox?

00:08:59

Os jogos indie podem salvar a indústria de games?

00:10:04

A história do Neo Geo: o poderoso e caríssimo console da SNK

00:16:54

UFL é bom? Vale a pena? Impressões do beta!

00:11:21

Por que o Brasileirão e os jogadores não são licenciados no EA FC?

00:14:16

PC Engine: o videogame que venceu o Mega Drive no Japão

00:14:32

Call of Duty no Game Pass é TUDO OU NADA pro Xbox

00:11:04

Qual é a estratégia da Sony para PC

00:16:04

Nintendo Switch vai ultrapassar o PS2 e ser o mais vendido da história?

00:08:55

O queridinho do Brasil: A história do Master System

00:17:51

FIFA 2K: será que a EA finalmente terá concorrência?

00:08:59

A história dos clones brasileiros do Nintendinho

00:15:54

Por que a indústria dos games está em apuros?

00:11:29

A história de Fallout: como surgiu a lendária franquia dos games

00:15:55

A história do NES: como o Nintendinho se tornou um sucesso

00:23:43

Do auge ao crash: Como o Atari 2600 criou a indústria do videogame

00:22:29

10 jogos clássicos de futebol para se divertir

00:21:37

A história do Saturn: os erros fatais que DERRUBARAM a Sega

00:30:26

Como uma revista de carros ajudou The Need For Speed a ser o primeiro simulador de corridas

00:11:53

Atari em 1995: Previsões furadas sobre os concorrentes

00:00:50

A história do Jaguar: o fracasso que enterrou a Atari nos videogames

00:20:03

Como o Xbox quer aumentar suas receitas

00:00:50

Ser Multiplataforma: A Estratégia da Microsoft para Fortalecer o Game Pass

00:00:42

Contra-ataque do Xbox é de olho no futuro

00:07:00

Sega vs Microsoft: A Diferença Entre Duas Histórias de Sobrevivência

00:00:55

Xbox multiplataforma: loucura ou golpe de mestre?

00:16:52

A incrível história do console 3DO: O Legado no Xbox

00:00:31

3DO QUASE FOI DA SONY

00:00:38

Como o 3DO foi de uma ideia inovadora a aniquilado pela concorrência

00:18:28

lançamento da quarta temporada de eFootball #eFootballCarnaval

00:00:52

Por que a Trilogia Survivor é o que há de melhor em Tomb Raider

00:14:22

O Xbox ABANDONOU o Brasil?

00:11:00

Como o primeiro FIFA mudou os videogames para sempre

00:09:04

História, curiosidades e análises dos games: descubra o Próxima Fase!

00:00:36
Próxima Fase

© 2025 Meiocampo - todos os direitos reservados.

Navegue pelo site

  • Sobre
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Termos de uso

Nos siga

Bem-vindo de volta!

Faça login para sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Entre com seu usuário ou e-mail para resetar sua senha

Log In

Adicionar nova playlista

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Análises
  • Especiais
  • Listas
  • Sobre

© 2025 Meiocampo - todos os direitos reservados.

Este site usa cookis. Ao continuar a usar este site, você dá consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade.
Tem certeza que quer desbloquear este post?
Desbloqueios restantes : 0
Tem certeza que quer cancelar a assinatura?
-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00