O jogo Resident Evil 2 remake foi um fracasso no iOS, sistema da Apple. O jogo só vendeu cerca de 10 mil cópias, mesmo sendo um jogo dos mais badalados da Capcom nos últimos anos.
Segundo relatado pelo Mobilegame.biz, dados do serviço de rastreamento Appmagic estima que o jogo acabou de passar 100 mil dólares de receita desde o seu lançamento, em dezembro de 2024.
O jogo foi lançado como um download gratuito inicialmente, mas só dá acesso ao começo do jogo. Para jogar o conteúdo completo, era preciso pagar 10 dólares no primeiro mês. Segundo os dados da Appmagic, o jogo teve receita de cerca de 95 mil dólares durante esse período, sugerindo que 9.500 jogadores pagaram pelo jogo completo.
O desconto acabou no dia 9 de janeiro e o preço foi atualizado para 40 dólares. Os dados da Appmagic mostram que o jogo arrecadou 7 mil dólares desde então, o que significaria 175 compras.
Os baixos números se devem a uma combinação de alto preço relativo a outros jogos mobile e um número muito limitado de dispositivos capazes de rodar o jogo. Embora o iPhone seja dominante no mercado americano, apenas os modelos mais recentes e topo de linha conseguem rodar os jogos.
Outros jogos AAA fracassaram no iOS
Resident Evil 7 chegou ao iOS em julho de 2024 e a versão gratuita foi baixada 83 mil vezes nas primeiras duas semanas, mas apenas 2 mil pagaram pelo jogo completo.
Diversos outros jogos tiveram lançamento similar. Resident Evil 4, Resident Evil Village, Death Stranding e Assassins’ Creed Mirage tiveram números muito baixo de vendas.
Segundo números do Appmagic, Resident Evil 4 vendeu cerca de 15 mil cópias; Resident Evil Village chegou a 34 mil cópias; Assasins’ Creed Mirage vendeu 5.750; enquanto Death Stranding chegou a 23 mil cópias.
Nenhum desses números faz sequer cócegas no que esses jogos custam para serem feitos. Ainda que nenhum deles dependa do iOS para sobreviver, fica claro que desenvolver esse tipo de jogo para esse tipo de plataforma ainda não é viável comercialmente.
Segundo Andrei Zubov, head de conteúdo da Appmagic, diz que esse tipo de jogo não é o mais adequado para jogar em plataformas móveis. “Olhando para os jogos mais vendidos no mobile, vemos que a maioria são originalmente títulos indie. Esses jogos tipicamente trazem controles mais simples, priorizam um estilo de arte único ao invés de gráficos de última geração e são adequados para sessões mais curtas. Esses são os atributos habituais de jogos bem-sucedidos nos dispositivos móveis”, afirmou Zubov à Mobilegamer.biz.
Fracasso na iniciativa da Apple
É um grande fracasso para a tentativa da Apple de tornar o iPhone e seus dispositivos de forma ampla uma plataforma relevante de games. O jogo teria sido desenvolvido com incentivo da Apple para a Capcom, em uma iniciativa que já tinha acontecido com outros jogos.
A Apple quer usar a sua enorme participação no mercado de celulares dos Estados Unidos para se transformar em uma plataforma de games AAA. O iPhone é considerado excelente para jogos mobile, mas Apple quer mostrar que ele é capaz de rodar até mesmo jogos AAA de consoles.
Em teste da Digital Foundry em janeiro de 2024, Resident Evil 4 remake teve desempenho abaixo do PS4. Embora tenha sido considerado bom para o padrão mobile, está longe de uma experiência de jogo AAA em consoles.
Opinião compartilhada por Jacqueline Thomas, do IGN, que não gostou da experiência.
O Apple Arcade é uma iniciativa nesse sentido, com mais de 200 jogos em um plano de assinatura. Embora a experiência de AAA não seja satisfatória no iPhone, a biblioteca do serviço da Apple é uma das melhores no mercado para jogos mobile e para tablets. O serviço custa 6,99 dólares mensais nos Estados Unidos e R$ 14,90 no Brasil.
Os serviços de streaming de jogos, especialmente o principal deles, Xbox Game Pass, oferece uma experiência melhor para quem quer aproveitar jogos AAA no celular, apesar das longas filas que eventualmente o serviço possui para alguns jogos.
Ainda que a experiência atual para jogar AAA no iPhone não seja exatamente satisfatória, ainda é um feito impressionante. Se você joga consoles, não é uma experiência satisfatória.
Ainda assim, é possível que a diferença reduza com o tempo e os smartphones se tornem uma plataforma viável para jogos AAA. Por enquanto, ainda está distante. É difícil hoje imaginar que o público de console se satisfaça com o que vemos no mobile, mas com o tempo, pode ser que esse quadro mude.